O PostgreSQL é um poderoso sistema gerenciador de banco de dados objeto-relacional de código aberto. Tem mais de 15 anos de desenvolvimento ativo e uma arquitetura que comprovadamente ganhou forte reputação de confiabilidade, integridade de dados e conformidade a padrões.

Roda em todos os grandes sistemas operacionais, incluindo GNU/Linux, Unix (AIX, BSD, HP-UX, SGI IRIX, Mac OS X, Solaris, Tru64), e MS Windows.

É totalmente compatível com ACID, tem suporte completo a chaves estrangeiras, junções (JOINs), visões, gatilhos e procedimentos armazenados (em múltiplas linguagens).

Possui interfaces nativas de programação para C/C++, Java, .Net, Perl, Python, Ruby, Tcl, ODBC, entre outros, e uma excepcional documentação.

Atualmente (12/2010) o PostgreSQL esta na versão 9.0, e como esta versão não se encontra nos repositórios oficiais do Ubuntu (10.04/10.10), resolvi fazer um passo a passo para ajudar na instalação do mesmo.

Acesse a página do projeto e selecione a arquitetura do seu SO: http://www.enterprisedb.com/products/pgdownload.do Salve no local de sua preferência.

Agora acesse pelo terminal o diretório onde baixou o instalador e de permissão de execução para o arquivo:

chmod +x postgresql-9.0.1-1-linux.bin (confira a versão do arquivo baixado)

Execute com o comando sudo o instalador:

sudo ./postgresql-9.0.1-1-linux.bin (confira a versão do arquivo baixado)

Veja abaixo a sequência de janelas mostradas durante a instalação e a conexão com o banco utilizando a ferramenta pgAdmin:

Caso precise alterar a senha do usuário administrador do banco (postgres), acesse o SQL_Shell como na imagem abaixo:

E altere os dados conforme o necessário: