Ubuntu 9.10 Karmic Koala
Depois de um tempo sumido aqui estou para fazer mais um post sobre Linux. Desta vez resolvi falar um pouco sobre o Ubuntu, mais precisamente sobre a ultima versão que está vindo por ai, o Ubuntu 9.10 Karmic Koala.
Para os fãs desta distro que esperam ansiosos o lançamento da versão 9.10 que está prevista para o dia 29/10/2009 mas não querem mais esperar e gostariam de testar desde já, podem baixar a versão Alpha 6 que foi liberada dia 17/09/2009 em torrent neste link.
Houveram algumas mudanças em relação a versão 9.04, entre elas posso citar:
- Diretório Home mais seguro – Esta sem dúvida é uma ótima opção que encontramos na nova versão. Há uma nova opção em uma das telas de instalação, que é possivel habilitar criptografada na pasta home. Sendo necessário o uso da senha do usuário para o manuseio da home. Tornam-se mais segura as informações contidas na home de cada usuário. Esta opção pode ser habilitada na instalação como mostra a tela abaixo:
- Ekiga – Como quase ninguém usava o aplicativo de voip Ekiga foi retirado da instalação padrão.
- Integração do Wine – Tendo em vista que muitas pessoas instalam o Wine no Ubuntu, o mesmo passa a fazer parte da instalação no Ubuntu Karmic.
- Capacidade de desinstalar as aplicações Wine através do adicionar/remover (Ubuntu Sotware Store, que em breve substituirá o synaptic).
- Um painel de controle do GNOME para aplicações Wine.
- Novo ícone para arquivos .exe
- Novo visual no Gerenciador de rede – retirado tudo que era confuso ou desnecessário para quando um usuário deseja fazer a conexão. Ficou ainda mais fácil mudar, encontrar e entrar em uma rede.
- WUBI – O Windows UBuntu Instalador ganhou nova funcionalidade. Irá ter uma ferramenta de “migração” que permite que uma instalação WUBI seja transferida para sua própria partição, assim ganhando mais performance.
As próximas datas de liberação das versões beta até a oficial são:
- dia 1 de Outubro, 2009 – Beta
- dia 22 de Outubro, 2009 – Versão candidata
- dia 29 de Outubro, 2009 – Versão final
Agora veja abaixo os passos da instalação do Ubuntu 9.10 em minha máquina virtual: