Se você possui um site já deve ter tido a necessidade(ou apenas curiosidade) de saber como anda a visitação do seu site, que páginas do seu site são as mais visitadas ou meus visitantes entram no meu site diretamente ou chegaram através de um mecanismo de busca(Google!!!). Esse tipo de informação realmente é de grande valia para planejar o futuro e realizar correções para atingir o objetivo do site.

Para realizar a contagem mais simples de visualizações sempre existiram scripts prontos,  e também é muito fácil criar um código próprio.  Mas  o Google revolucionou ao criar o Google Analytics, uma ferramenta grátis que fornece um quantidade informação inacreditável sobre os visitantes de seu site e é muito fácil de utilizar.

O Analytics é atrelado a sua conta do Google então você precisa fazer o login na página do Google para se cadastrar, se você ainda não é usuário do serviço ele vai pedir para você se cadastrar clique em “Sign up“.

Logo após será pedido os dados da conta, um nome para conta, a URL, a Time Zone e vai pedir para aceitar os termos de serviço.

No próximo passo será informado o Tracking ID, mas o mais importante será copiar o código de rastreamento que deve ser inserido nas páginas do seu site que serão rastreadas, este código em javascript é o responsável por capturar os dados do seu visitante e gravá-lo no serviço do Analytics para você visualizar. De preferência ele deve ser inserido no final da página antes de fechar a tag body para que só registre o acesso se o usuário carregar a página completa.

Veja o código de rastreamento e note que o seu Tracking ID estará inserido no código na linha 3 do script de rastreamento.

<script type="text/javascript">// <![CDATA[
  var _gaq = _gaq || [];
  _gaq.push(['_setAccount', 'UA-XXXXXXXX-X']);
  _gaq.push(['_trackPageview']);
 
  (function() {
    var ga = document.createElement('script'); ga.type = 'text/javascript'; ga.async = true;
    ga.src = ('https:' == document.location.protocol ? '<a class="vglnk" href="https://ssl" rel="nofollow"><span>https</span><span>://</span><span>ssl</span></a>' : '<a class="vglnk" href="http://www" rel="nofollow"><span>http</span><span>://</span><span>www</span></a>') + '.<a class="vglnk" href="http://google-analytics.com/ga.js" rel="nofollow"><span>google</span><span>-</span><span>analytics</span><span>.</span><span>com</span><span>/</span><span>ga</span><span>.</span><span>js</span></a>';
    var s = document.getElementsByTagName('script')[0]; s.parentNode.insertBefore(ga, s);
  })();
// ]]></script>

Após inserir este código na sua página, salve e a partir de agora o Analytics ira registrar os acessos do seu site, só vale a pena lembrar que os dados não são em tempo real(pelo menos pelo que sei?) então só devem estar disponíveis apenas os dados dos dias anteriores.

Depois disso clique em home e será apresentado o relatório padrão

Se você notar ele deve fornecer as seguintes informações:

Visitas: Este é o total de visitas que seu site teve no intervalo de tempo selecionado no canto superior direito, lembrando se um usuário acessar páginas em ocasiões diferentes cada ocasião contará como uma visita.

Visitantes únicos: Este é o total de “pessoas” diferentes que acessaram o site. O Analytics conta isso através de cookies.

Visualizações de página: É o total de páginas visualizadas, também conhecido como views, toda vez que um usuário acessar uma página contará como uma visualização.

Páginas/visita: Contará qual a média de páginas que seu usuário acessou em cada visita.

Duração média da visita: Tempo que o usuário ficou no site durante a visita

Taxa de rejeição: É quantidade de usuário que visualiza apenas uma página, não acessa outras páginas do site e vai embora, dependendo do seu tipo de site esse valor pode ser alto, principalmente se a grande maioria dos seu usuário vier de mecanismo de busca, lembre-se muita vezes um única página resolve o problema dele, mas se a estratégia do seu site necessita que o usuário navegue pelo site é interessante prestar atenção neste indicador.

Porcentagem de novas visitas: Indica se usuário novos estão chegando.

Algo que ajuda muito também é o relatório de visitas por página. Ele pode ser acessado no meu a esquerda em Conteúdo -> Conteúdo do site -> Páginas

Outro relatório que gosto muito é Navegador/Sistema Operacional/Resolução de tela, ele dá uma maior ideia de quais dispositivos seus usuários estão acessando o site, se por exemplo você precisa se preocupar em fazer uma versão mobile ou em quais navegadores testar mais, etc. Ele pode ser acessado em Público-alvo -> Tecnologia -> Navegador e sistema operacional

E como seu site não é uma ilha, sempre é bom saber de onde nossos visitantes estão vindo(inclusive para agradecer quem nos trás muitos visitantes) esses dados podem ser acessados em Fontes de tráfego -> Origens -> Todo o tráfego

Como toda ferramenta do Google ela nos dá muitas opções que podemos explorar, mas esse post ficaria muito grande(que desculpinha hein?).

Só lembrando o Analytics apenas recolhe e apresenta dados cabe a você interpretá-los e tirar as conclusões e saber o que fazer a partir delas.

Espero que tenham gostado T++.c